top of page

6. NA PERIFERIA DA GUERRA, O ATUAL CENTRO

Atualizado: 24 de out. de 2022

Por ter assassinado o presidente da nação, Andir, avô de Agnar e Marieh, foi perseguido e amaldiçoada pelas autoridades de Lisar. Ele e toda a casa Nasir se refugiaram na periferia da cidade de Nemansky. Amigos, e até mesmo parentes, negaram auxílio ao fugitivo ex-assessor da presidência. Até que Andir, a esposa Amir, 5 irmãos do casal, 4 filhos e a pequena neta Agnar, conseguiram o traiçoeiro abrigo de um também ex-assessor do governo de Lisar. Foi quando o inevitável aconteceu.


Josah, filho mais velho de Andir, tinha 25 anos quando o pai foi traído pelo seu anfitrião e cruelmente assassinado junto com Amir no ano de 4203.


Josah e toda a casa Nasir fugiram de Nemansky. Penetraram nas densas matas que ainda circundavam a cidade e se isolaram em um lugarejo próximo.


Naquele mesmo ano, devido a instabilidade política do país depois da morte de Haleb, Posar Hanib, o novo presidente de Lisar, dissolve a já insignificante participação de sua nação da Aliança Sul. Lisar passa a adotar uma posição neutra na guerra e retira suas tropas das frentes de batalha ao redor do mundo.


Mas, um anos depois, a guerra se intensifica. Exércitos da Aliança Escorpião entram diretamente nos conflitos. A partir daí, em Lisar, muitos passaram a compreender a atitude homicida de Andir. Os alienígenas chamados de sartânios se expõe para todo o planeta. Tudo passava a dar sentido às mensagens deixadas por Andir antes de morrer.


Em 4204, Lisar é duramente atacada pela máquina bélica sartânia. Nemansky é um dos campos de batalha. A armada do país é massacrada. O país, invadido, então passa a integrar a Aliança Escorpião, assim como outras nações antes neutras.


A fuga dos Nasir passa a ser uma salvação em relação à guerra. Outras casas foram juntando-se à jornada de Josah, fugidas das batalhas em Nemansky. Dentre elas, a casa dos Selemor, que contava com um combatente desertor da armada de Lisar, velho amigo de Josah, chamado Monsenir.


Nenhum lugar parecia seguro o bastante da guerra e das crescentes revoltas por falta de comida e infraestrutura na cidade. Peregrinaram nas redondezas em busca de uma terra mais fértil e segura. Atravessaram o rio Masag em embarcações construídas por eles mesmos.



Assim nasceu em 4210 a tribo de Insag sob o comando de Josah dos Nasir.


- Quando o avô de Agnar assassinou o presidente, ele desestruturou toda a nação Lisar - lembra Nelis. Nossas tropas perderam a pouca força que já tinham na Aliança Sul. Se desarticularam e se retraíram na guerra. Ninguém acreditou em Andir... Depois vieram as invasões dos Escorpiões, que já não se disfarçavam de Congregação das Nações. Andir deixou de ser chamado de louco e passou a ser chamado de profeta...


Nemansky, que já não tinha lá grande importância no cenário global, foi uma das cidades mais esquecidas e menos atingidas na guerra, apesar da invasão direta do exército Escorpião. Conforme os povos estrangeiros do planeta iam revelando que a interferência externa era uma realidade naquela guerra, cada vez mais a mensagem de Andir ia fazendo sentido e ganhando notoriedade ao planeta inteiro. Tanto que as nomenclaturas usadas por Andir para denominá-los passaram a ser usadas no planeta: Aliança Escorpião, ou sartânios, e Cinturão de Orion.


Quando a guerra acabou, Nemansky, apesar de destruída, foi uma das cidades mais esquecidas e, por isso, uma das mais preservadas. Além disso, era a terra natal de Andir, a figura que revelou ao mundo a invasão dos povos de fora. Acabou, por estes motivos, abrigando o governo Unimundial de Sideron.


- Nemansky deve muito aos Nasir. Nemansky deveria perceber isso sem que Agnar precisasse convencê-los, – fala Monsenir, acariciando a opinião de Nelis.


As horas passam.


O sol já quase se põe e Agnar piora muito. Os velhos e precários aparelhos de saúde que ainda lhe mantém viva indicam a proximidade da morte. Os médicos da tribo se vêem impotentes, inseguros. Tudo já tinha sido feito.


Todos em volta, como que espontaneamente, passam a cantar a seus ancestrais mortos. O cântico pede proteção a Agnar e ecoa nas paredes da casa de saúde.


Agnar abre lentamente seus cansados olhos. Com um olhar vazio estende a trêmula mão esquerda para o nada e abre um leve sorriso. Responde sem que ninguém tenha ouvido qualquer pergunta: "sim, estou pronta".


Agnar, da casa dos Nasir, morre aos 42 anos, deixando para trás uma próspera tribo de 553 habitantes viventes em uma área esquecida de uma cidade periférica em um país periférico do seu mundo. E por isso, refúgio da Guerra do Universo.

 

Comments


Post: Blog2 Post

INSAG
Criado por Elizio Eluan Jr
CPF: 374039902-34
Ao fazer qualquer um dos planos pagos, seus posts são liberados automaticamente. Caso queira, há opção de cancelar compra.

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

Tel: (91) 98883-0996

Trav. 3 de Maio, 2079. Cremação. Belém/PA

  • Facebook

©2020 por Elizio J. Eluan Jr.

bottom of page